quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Um post sobre 'MARKETING'.

Formas de Marketing.


Henry Ford: “Se eu tivesse perguntado para o homem o que ele queria, ele teria me dito: cavalos mais potentes”. Podemos dizer então que o que procuramos é satisfazer nossas necessidades. E é nesse ponto que o marketing atua, descobrindo as necessidades e desejos dos seus possíveis cliente. Essa etapa se chamaria pesquisa de mercado. Onde o profissional de marketing se forçaria em descobrir necessidades e desejos dos clientes.

Após esse trabalho ele iria desenvolver alguns planos de marketing, como marketing estratégico, marketing promocional, marketing do produto entre outras formas, para encantar o consumidor, conquistá-lo e o manter como cliente.

O que podemos dizer é que hoje o marketing é bom na teoria, mas na prática está deixando a desejar. A falta de comunicação enfraquece o marketing, assim como muitas vezes também há necessidades de criar parcerias, e efetuar investimentos. O marketing para se bom e gerar lucro, precisa ter total controle sobre o mercado, sobre os clientes, sobre os produtos que esta vendendo. Conhecer o cliente é uma peça fundamental para o agente de marketing, assim ele saberá a melhor forma de agir com determinada pessoa.
O importante é lembrar de satisfazer as necessidades dos clientes gerando lucros para a empresa.

O marketing direto está ai para isso, conhecer o cliente e fidelizá-lo à empresa. E é essa forma de marketing, o marketing do século XXI, onde as relações vendedor com consumidor estarão cada vez mais importantes. Hoje ainda são muitos clientes para poucos tipos de produtos, daqui uns anos serão muitos tipos de produtos para poucos clientes, e aquele que conseguir encantar e conquistar o cliente terá um importante trabalho em mantê-lo na sua empresa. Por isso trabalhar com marketing é quase que fundamental gostar de gente.
O mundo do marketing gira em torno das pessoas, sempre as considerando possíveis clientes. Por isso não basta ser só criativo, é preciso muita informação e uma ótima comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário